O que é ter Dupla Cidadania ou ter Cidadania Europeia?
A dupla cidadania ou Cidadania Europeia pode ser adquirida por ascendência porque existem dois critérios que determinam a nacionalidade:
Jus Solis "Direito de Solo", é o critério adotado em países de imensa imigração como exemplos, o Brasil, Estados Unidos e Austrália, onde se considera nacional o indivíduo nascido no território de um Estado específico, no lugar do seu nascimento, independentemente de sua descendência.
Jus Sanguinis "Direito de Sangue", é o critério adotado nos países Europeus e Japão, que considera nacional de um Estado um indivíduo baseando-se na filiação, isto é, na nacionalidade de seus genitores, independentemente do local de seu nascimento.
Hoje existem países que adotam os dois sistemas de nacionalidade.
Sendo assim, como exemplo: Se você nasceu no Brasil, você é brasileiro, nasceu em solo brasileiro, mas seu avô é italiano, então você é italiano de sangue, portanto, você tem dupla cidadania. Tendo a dupla cidadania você poderá tirar o passaporte Italiano, poderá entrar na Europa sem restrições, poderá morar, estudar e trabalhar sem problemas porque você é um cidadão europeu. Além disso, não precisará de visto para entrar nos Estados Unidos.
Qual o primeiro passo para dar início ao processo de dupla cidadania Europeia?
Faça uma busca dos documentos antigos da sua família para saber quem foi o primeiro imigrante que chegou ao Brasil. Se não tem a documentação, tem que perguntar aos familiares ou descobrir a cidade de seu ascendente. Tendo em mãos estas informações e documentos, a NC Cidadania verifica a possibilidade de montar o processo de aquisição de dupla cidadania. Cada País adota um critério que possibilita a aquisição da cidadania.
Monte sua árvore genealógica para facilitar a compreensão da sua ascendência.
Informações Gerais sobre os Documentos para o Processo de Cidadania.
aqui você encontra toda a documentação necessária para iniciar seu processo.
DUPLA CIDADANIA
Cada País adota um critério. Veja o que diz cada uma delas: